Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

domingo, 26 de junho de 2011

Energia Eólica

A energia eólica é uma energia praticamente inesgotável, limpa e barata e está sendo cada vez mais utilizada devido ao crescimento tecnológico. É pouco utilizada no Brasil, sendo encontrada apenas em 5 estados do nordeste, 3 do sul e 1 do sudeste em 36 parques e fazendas eólicas.Fonte da foto: http://www.webdahora.com/tecnologia/energia-eolica-no-brasil-vantagens-e-desvantagens
Usinas Eólicas:
Nas usinas eólicas, o vento é utilizado na obtenção de energia elétrica: diversos aerogeradores(dispositivos enfileirados aonde são ligadas 2 ou 3 pás parecidas com asas) transformam a energia cinética do vento em energia elétrica. O vento move as pás, que estão ligadas a um eixo horizontal, o movimento de rotação é transmitido, através de uma série de engrenagens, a um gerador elétrico. Essas pás são como aerofólios, convertendo a energia do vento em movimento da mesma forma que as asas de um avião geram a força de sustentação. Os aerogeradores permanecem virados para o vento, para a obter máxima conversão de força.

A energia geradas pela turbina depende do diâmetro das pás e da velocidade do vento. Por esse motivo, as turbinas são colocadas em torres que podem chegar a medir até 50 metros de altura, elevando assim a exposição ao vento. As maiores unidades, com grandes pás, produzem mais de 1 MW, enquanto unidades menores produzem cerca de 200 kw.
Rotor: produz movimento de rotação



As informações a seguir foram retiradas do site Portal Energia:

Vantagens e desvantagens da energia eólica:

Principais vantagens:  
- É inesgotável;  
- Não emite gases poluentes nem gera resíduos;  
- Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;  
- Criação de emprego;  
- Geração de investimento em zonas desfavorecidas  
- É uma fonte de energia barata podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais
  • Principais Desvantagens:  
    - Nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração - da sua produção no programa de exploração;  
    - Provoca uma poluição sonora e visual.  
    - Prejudicam a rota dos pássaros, principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração.

5 comentários:

  1. Acho fantástico a tecnologia da Energia Eólica. Limpa, anti-poluente entre outras demais qualidades.
    Infelizmente existem pessoas contra a sua construção, porque acham que os pássaros irão se chocar contra suas hélices. Mas, destruir quilometros de mata nativa, flora e fauna, como irá ocorrer com a construção de uma hidroelétrica, como a de Belomonte, pouco seu ouve.
    Parabéns pelo trabalho.. Espero que a conscientização desta tecnologia deixe de ser um conjunto de sonhos e teorias para entrar definitivamente na sua execução. Quem ganha com isso: Eu, você, o Brasil e sua população. E a Natureza agradece.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, com certeza a Energia Eólica é uma das mais favoráveis ambientalmente falando e também por ser barata. Espero que com o passar do tempo ela seja mais utilizada!

    ResponderExcluir
  3. A utilização de fontes renováveis de energia não é uma escolha, e sim uma necessidade imperativa.
    Conscientizar as pessoas não é fácil, mas é necessário.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, a cada dia que passa, a utilização de fontes alternativas se mostra mais necessária, e a população tem que ser conscientizada, por mais difícil que seja essa conscientização!
    Obrigado Jacques!

    ResponderExcluir
  5. - Provoca uma poluição sonora e visual.
    Não entendi poluição sonora e visual ???
    Então a Torre Eifel,Cristo Redentor,e A Estatua Da Liberdade são "poluição visual".
    Para mim uma Torre Eolica é uma Obra De Arte da Engenharia, e como tal deveria ser adimirada.

    ResponderExcluir